AIÓ

Autoconhecimento
através da Palhaçaria
Palhaçaria é arte, ofício e uma fonte de ferramentas e tecnologias humanas milenares: presença, disponibilidade, sinceridade, encontro, brincadeira, alegria, riso.
Através desse caminho tecnológico ancestral, se vai ao encontro de si e dos(as) outro(as) e se conecta à “força palhacística” que está em cada ser.

A palhaçaria revela verdades e brinca com elas. Bagunça, provoca, transforma, recorda o caminho de brincante e aprendiz.
Acolhe e celebra tudo: o riso e o choro, o êxito e a queda, o acerto e o erro, a força e a vulnerabilidade.


Um convite a olhar para si com verdade, desapego, acolhimento e alegria. Se conhecer para além das máscaras e funções do dia a dia.
Através de práticas de integração e presença e exercícios de introdução à palhaçaria.
Trabalhando questões como:
-
estar presente no presente
-
não julgar o que está sentindo
-
liberar o controle
-
estar disponível para seguir o fluxo e agir com o que acontece
-
acolher seus sentimentos e rir de si mesma(o)
-
se abrir para se conectar consigo e com as outras pessoas, em um lugar mais livre e generoso.
Indicada para pessoas que:
-
são muito exigentes consigo mesmo e com os outros
-
sentem medo ou vergonha de se expressar e se expor
-
sentem medo de errar
-
gostariam de trabalhar sua autoestima
-
querem desenvolver sua criatividade
-
desejam melhorar sua comunicação
-
escolhem expandir seu autoconhecimento
-
gostam de se conectar com outras pessoas
-
gostam de arte, querem desenvolver sua/seu palhaça(o)
-
gostam de adquirir novas habilidades e conhecimentos

*Não é necessário ter conhecimento ou experiência em arte ou palhaçaria, também não precisa se achar engraçada(o). Basta ser você e estar disponível para estar, ser, brincar e se re-conhecer.
Alguns benefícios
-
autoconhecimento e melhora da autoestima
-
desenvolvimento da criatividade
-
melhora na comunicação
-
melhora na maneira de se relacionar
-
expansão de repertório e conhecimentos
-
rir e brincar, mesmo em meio às dificuldades

Alguns compartilhares de participantes
após a oficina






"Foi uma experiência incrível, o acolhimento de todos, a troca de energia, conexões, aprendizados e superação de todos. Cada um na sua dor, no seu momento, mas todos unidos pelo amor por si e pelo outro. Foi lindo, tenho plena certeza que vou levar todo aprendizado pra minha vida e sempre que precisar estarei conectada com essa energia de jamais desistir. O poder está em mim, posso sempre me superar. Amei tudo."
(Lidia Garcia)
"Fui sem expectativas. Mas fui surpreendida com tanto carinho e atenção da Vanessa e exercícios com muitas risadas, exercícios de confiança, me mostrando o que eu gosto de fazer. Eu simplesmente me apaixonei, ter esse conhecimento me fez bem. E depois de alguns anos eu fui convidada para participar de um grupo de palhaços, e aquela semente plantada lá atrás, nasceu, e nasceu como Palhaça Aquilina. Também conhecida como a melhor parte de mim. "
(Adrieli Aquilina)
Quem conduz
Vanessa Vzorek - Palhaça Galdênciaz
Graduada em Comunicação Social e em Artes Cênicas. Fez cursos livres de consciência corporal, voz, canto, danças circulares e danças da cultura popular brasileira.
Estudou palhaçaria com palhaças e palhaços do Canadá e de diferentes regiões do Brasil. Participou da festa do Hoxuá (palhaço sagrado do povo Krahô) e de
encontros-rituais com fazedores de riso dos povos Kariri-Xocó e Guarani Mbya.
Fez parte dos grupos Baquetá, Olho Rasteiro, AhaOyá e Companhia do Intérprete, foi articuladora da Rede Paranaense de Teatro de Rua e co-idealizadora do 1º Festival de Bolso de Teatro de Rua de Curitiba. Foi palestrante da disciplina de Seminários do Curso de Biologia da UFPR, com o seminário "Ensinamentos da Palhaçaria para estar no mundo".
É integrante do Povo Parrir, coletivo de palhaças(os) não-indígenas e palhaças(os) indígenas dos povos Krahô, Guarani Mbya e Kariri Xocó.
É autora do livro “A Jornada da Alma no Caminho da Integração”. Terapeuta Multidimensional e de Barras de Access. Multiartista e facilitadora de vivências de autoconhecimento e cura através da arte.

